FUNDAÇÃO DA CASA
A Casa Das Mangueiras de Ribeirão Preto – SP, foi fundada em 1973, pela necessidade de união de vários segmentos da sociedade para que num esforço conjunto garantir o desenvolvimento e proteção de crianças e adolescentes em situações de risco e/ou vulnerabilidade através de programas de proteção social.
A Organização Vida Nova “Escola Experimental Casa das Mangueiras” foi inaugurada em 8 de dezembro de 1973 (Dia da Justiça), em pleno regime militar, ocasião em que crianças e adolescentes em situação de rua foram encontrados confinados em celas dentro de um posto policial de Ribeirão Preto, em sua maioria provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. Ao saber da situação, um grupo de defensores dos direitos humanos, de forma pioneira e altruísta aceitaram ao desafio de mudar a realidade destes jovens adolescentes e abraçaram a causa, com o objetivo de resgatar a cidadania e autoestima de adolescentes em situações de conflito com a lei através de atividades de promoção social, socioeducativos e de encaminhamento profissional.
Suas atividades tiveram início na Rua Arnaldo Victaliano, 881, no bairro Iguatemi. Neste endereço as crianças e adolescentes ao observarem o grande número de Pés de Mangas, batizaram o local de “Casa das Mangueiras”. O grupo fundador da organização era composto por Padre Gisberto, Padre Agostinho Duarte de Oliveira, Padre João Ripoli, monja Ione Buyst, além da liderança de Sueli Danhone, pedagoga, assistente social, membro oblata da fundação beneditina olivetana, (in memoriam).
Nestes 50 ANOS de atividades, a organização tornou-se “referência” no trabalho de defesa de direitos das crianças e adolescentes no município, além da qualidade da execução de seus serviços, programas, visando sempre o desenvolvimento do protagonismo e autonomia das crianças e adolescentes com especial atenção a individualidade, interesses, demandas e potencialidades de cada faixa etária.
As atividades para as crianças e adolescentes, são realizadas nos períodos matutino e vespertino, as atividades destinadas ao público jovem e adultos, pertencentes a comunidade de atuação, são realizadas no período noturno.
Desde nossa fundação, contamos com o apoio institucional e financeiro de toda a sociedade civil, para a manutenção de nossas atividades, modernização das nossas instalações e custeio dos nossos projetos, venha você também participar desta causa!