EDUCACROSS
A plataforma do Educacross, oferece mais de 1.500 jogos envoltos em dinâmicas de gamificação adaptativa. Os jovens aprendem enquanto jogam.
Ao jogar, a criança se sente intensamente motivada, mobilizando sua atenção e habilidades na resolução de problemas. As técnicas de gamificação criam experiências únicas que respeitam o ritmo de cada criança.
Os jogos são epistêmicos, com propósito, e desenvolvem, assim, capacidades cognitivas como a inteligência lógico-matemática e discursiva. Toda a interação no jogo é mapeada e tratada, permitindo ao educador intervenções pedagógicas assertivas.
A utilização de jogos no processo de ensino-aprendizagem é conhecida como “gamificação educacional”, possibilita incorporar elementos de jogos, como desafios, recompensas, competição saudável e feedback imediato, no contexto educacional, a fim de engajar os jovens, promovendo a aprendizagem mais efetiva.
A gamificação não substitui completamente o ensino tradicional, mas pode ser usada como uma ferramenta de motivação para as crianças e adolescentes, promovendo uma aprendizagem mais ativa e significativa.
A gamificação educacional é aplicada de várias formas, dependendo das necessidades e objetivos educacionais. Algumas estratégias comuns incluem:
Pontuação e recompensas: Introduzir um sistema de pontos, níveis ou distintivos para acompanhar o progresso dos jovens e recompensar conquistas.
Desafios e missões: Criar desafios e missões que os jovens devem superar, relacionados ao conteúdo curricular. Isso pode incluir jogos de tabuleiro, jogos digitais ou atividades práticas.
Colaboração e competição: Promover a colaboração entre os jovens, incentivando-os a trabalhar em equipe para alcançar objetivos comuns. Além disso, também pode ser incorporada uma competição saudável, onde possam competir entre si de maneira motivadora.
Feedback imediato: Fornecer feedback imediato sobre seu desempenho, ajudando-os a identificar erros e melhorar suas habilidades.
Narrativa e história: Criar uma narrativa ou história envolvente que acompanhe as atividades educacionais, tornando a experiência mais interessante e cativante para os jovens